Sábado, 23 de fevereiro de 2019

05/02/2019 - 13h52 / Atualizada 05/02/2019 - 16h28

Equipe do HU participa de capacitação no Albert Einstein

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) enviou mais uma equipe para participar de treinamento no Centro de Educação em Saúde (CESAS) da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em São Paulo, nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro. Participam do curso de "Investigação e Análise de Eventos e Riscos em Saúde" os enfermeiros Simonei Bonatto, coordenador da UTI Adulto, e Lígia Nicodemo, coordenadora da Educação Continuada e do Núcleo de Segurança do Paciente.

Segundo Simonei Bonatto, o curso abrange diversos aspectos da gestão de riscos em saúde, como a gestão pró-ativa de riscos, gestão reativa frente aos incidentes em saúde, formas de indicadores e monitoramento, dificuldades das instituições frente aos danos, dentre outros aspectos. "Algumas simulações focam nos colaboradores, por exemplo. Temos que criar ferramentas que não induzam o colaborador a cometer erros, trabalhar para criar barreiras para os riscos e diminuir seus efeitos", conta o coordenador da UTI Adulto do HU.

O curso está acontecendo no Centro de Simulação Realística, uma estrutura que recria o ambiente hospitalar e diversas situações encontradas no dia-a-dia do hospital. É um formato de capacitação que permite que o profissional se aproxime da realidade, corrija falhas e resolva quaisquer dúvidas sobre o treinamento.

Participação na Rede Sentinela gera oportunidades de capacitação

Por participar da Rede Sentinela, da ANVISA, o HU recebe como contrapartida a possibilidade de enviar funcionários para capacitação continuada, visando melhorar a qualidade do atendimento. A enfermeira Daniele Brasil, Diretora do Núcleo de Qualidade e Análise de Dados e Informações (NUIAS), já participou deste tipo de treinamento e aponta que é uma experiência relevante para a formação da equipe do hospital. "É um treinamento importante porque qualifica a equipe, além de proporcionar uma experiência motivadora e com aprendizagem para diversas áreas", destaca.

A Rede Sentinela é um observatório de produtos de saúde, que atua em conjunto com Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. As atribuições das instituições que escolhem fazer parte desta rede de monitoramento envolvem notificar eventos adversos e queixas técnicas de produtos sob vigilância sanitária, como, por exemplo, medicamentos, vacinas, imunoglobulinas e equipamentos médico-hospitalares.

Texto: Aline Jasper