Quarta-feira, 19 de junho de 2019

05/02/2019 - 14h56 / Atualizada 05/02/2019 - 16h26

UEPG tem inscrições abertas para eleição de diretores dos setores

Podem candidatar-se todos os integrantes da carreira, efetivos e estáveis, lotados nos departamentos dos setores de Ciências Exatas e Naturais, Agrárias e Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Letras e Artes, e Jurídicas

As inscrições de candidatura para a eleição de diretor e diretor adjunto dos setores de conhecimento da UEPG permanecem abertas até 13 de fevereiro. O processo se realiza, mediante processo eletrônico, por voto direto e secreto, no dia 20 de março de 2019, das 10 às 20h. A eleição escolhe diretores dos setores de Ciências Exatas e Naturais, Agrárias e Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Letras e Artes, e Jurídicas com mandato de 2019/2023.

Podem se candidatar todos os integrantes da carreira pública, efetivos e estáveis, lotados nos departamentos de cada setor. A candidatura exige os seguintes requisitos: cinco anos de exercício de magistério no ensino superior da UEPG; idade máxima de 65 anos; e que preencham a condição estabelecida no artigo 21 do regulamento da Política Docente da UEPG, aprovada pela Resolução Universitária nº 21, de 09 de dezembro de 2013.

Eleição e Documentos

Para a participação na eleição, as inscrições deverão ser formalizadas, via Protocolo Geral da UEPG dirigido à presidência da Comissão Eleitoral, até as 17h00 do dia 13 de fevereiro de 2019. As inscrições serão por chapa e os candidatos indicarão precisamente qual será o candidato a diretor e a diretor adjunto.

No ato da inscrição, os candidatos integrantes da chapa devem apresentar uma fotografia 3x4, a cores, e recente, de cada candidato da chapa; cópia da identidade funcional ou outro documento que comprove a condição de servidor docente efetivo e estável; e comprovante de protocolo do pedido de afastamento do exercício do cargo eletivo, função gratificada ou cargo em comissão, no período do término do prazo de inscrições até a data da eleição, quando for o caso, A chapa poderá indicar, no momento da inscrição, até dois fiscais, servidores da carreira docente da instituição, para atuarem no dia da eleição.

Sobre o Voto

Todos os docentes lotados nos departamentos vinculados ao respectivo setor de conhecimento podem votar. O professor que por motivo de força maior não participar do exercício do voto, deverá justificar a falta mediante requerimento específico, dirigido à PRO-RH (Pró-Reitoria de Recursos Humanos). O não exercício do voto e a falta de justificativa apresentada à PRORH deixam os ausentes sujeitos às penalidades previstas no art. 293, inciso II, da Lei no 6174/70, no Estatuto, no Regimento Geral e nos Regulamentos Institucionais desta Universidade.

É facultativo o voto nas seguintes situações: afastados em tempo integral para programas de pós-graduação fora da cidade; em licenças sem vencimentos, sabática, especial, para tratamento de saúde e de maternidade; nomeados ou à disposição de órgãos públicos no nível federal, estadual ou municipal, em tempo integral; em cumprimento de mandato eletivo junto aos poderes legislativo ou executivo; e docentes voluntários. Não poderão votar os docentes de outras instituições públicas ou privadas colocados à disposição desta universidade; e aqueles que estão impedidos na sua liberdade de ir e vir por decisão judicial.

As mesas receptoras estarão localizadas nas salas A-111 (Bloco A - Campus Central) e sala E-8 (Auditório do Bloco E - Campus de Uvaranas). A apuração do resultado da eleição será feita pela Comissão Eleitoral na sala E-8 (Auditório do Bloco E no Campus de Uvaranas), a partir das 20h30min do dia 20 de março de 2019.