Segunda-feira, 22 de abril de 2019

07/02/2019 - 13h56 / Atualizada 08/02/2019 - 14h10

Capes aprova Doutorado em Química Aplicada na UEPG

por Luciane Pereira da Silva Navarro

O Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Doutorado em Química na Universidade Estadual de Ponta Grossa. O curso será ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada do Departamento de Química.

Durante a 182a reunião do ocorrida entre os dias 12 e 14 de Dezembro de 2018, foram apresentados os resultados de aprovação das propostas de Cursos de todo o país; e dentre estas está a aprovação da proposta do Curso de Doutorado em Química da UEPG com nota 4.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Giovani Favero, a aprovação do Doutorado em Química Aplicada, um dos programas de pós-graduação mais antigos da UEPG, vem num momento importante para a instituição e para o país. “A característica do Programa, passando da pesquisa básica à aplicada, é o novo foco das agências nacionais de ciência e tecnologia, como Capes e CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Avanço na área

De acordo com o Professor Dr. Sergio Ricardo de Lazaro, esse resultado é mais um grande avanço para o PPGQA, o Departamento de Química, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Setor de Ciências Exatas e Naturais. "A área de Química é uma das mais competitivas da CAPES com altos índices tanto de quantidade quanto de qualidade das publicações de artigos, livros e inovações; conseguir atingir os padrões solicitados é um trabalho a contínuo e de longo prazo", afirma Lazaro.

Para Favero, a vocação do Programa de Doutorado de formação de recursos humanos com conhecimento específico e de qualidade terá nesse Programa de Doutorado uma fonte produtiva auxiliando a sociedade regional e nacional. Nesse sentido, para o professor Lazaro,  o novo Curso vai agregar uma formação acadêmica contínua e de qualidade aos discentes e as pessoas interessadas em vir para a Química da UEPG complementar sua formação acadêmica ou profissional. "É com profunda satisfação que o Corpo Docente recebeu a notícia e tem se motivado para iniciar o ano de 2019 com novas discussões e metas para os próximos anos", diz.

Lazaro complementa dizendo que a dinâmica da área acadêmica é tão elevada quanto à competitividade da indústria. O desenvolvimento do saber muito amplo, rápido e com grande acesso às informações. "Agora, é possível aos nossos Discentes desenvolver e agregar muito mais competência e valor ao projeto de doutorado, aproximando-se de contribuições importantes para temas como meio ambiente, energia, tratamento de resíduos, tecnologia entre outros. Com esse avanço esperamos atingir mais colaborações com o setor industrial e de produtos para aplicação do conhecimento e formação profissional, aumentando as chances dos Discentes serem inseridos ou participarem nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e ensino com alto padrão de competência", conclui.