Sábado, 23 de fevereiro de 2019

11/02/2019 - 14h41 / Atualizada 13/02/2019 - 10h29

UEPG é a primeira universidade do PR a ter Pró-Reitoria voltada aos estudantes

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis será comandada pela professora Ione Jovino. Posse aconteceu nesta segunda-feira (11)

por Afonso Ferreira Verner

A professora Ione da Silva Jovino tomou posse nesta segunda-feira (11) como a nova pró-reitora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) - Ione assume a recém-criada Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A assinatura do termo de posse aconteceu durante a reunião do Conselho de Administração, realizada no bloco da Reitoria no Campus de Uvaranas. A UEPG é a primeira universidade estadual do Paraná a criar uma instância de atendimento exclusiva às demandas estudantis (de alunos de graduação e pós-graduação).

Oriunda do Departamento de Estudos da Linguagem da UEPG, Ione estava no comando da Coordenadoria de Assistência e Orientação ao Estudante (CAOE). A nova pró-reitora da UEPG tem graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), mestrado em Educação (2005) pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação (2010) pela mesma universidade. A pró-reitoria de Assuntos Estudantis estará voltada especificamente às demandas dos acadêmicos da Universidade - atualmente a UEPG tem mais de 9 mil alunos.

A reunião que deu posse à nova pró-reitora foi comandada pelos professores Miguel Sanches Neto e Everson Krum, reitor e vice-reitor, respectivamente. Ao dar posse a Ione, Miguel destacou a importância da PRAE. “Somos a primeira universidade pública do Paraná a ter uma Pró-reitoria voltada única e exclusivamente aos nossos acadêmicos”, lembrou Miguel citando que a UEPG já tinha instâncias que atendessem as demandas de servidores e funcionários, faltando apenas um órgão com tal finalidade para os estudantes.

O reitor destacou ainda a promessa de campanha de melhorar as ações de acolhida aos estudantes de graduação e de pós-graduação. “É uma alegria poder efetivar a criação desta Pró-reitoria, principalmente com o perfil da professora Ione que tem um perfil de atuação e de pesquisa voltado ao tema. Ela é uma pessoa extremamente comprometida com as causas populares e com as questões estudantis”, afirmou o reitor.

Miguel destacou ainda que o principal desafio da nova Pró-Reitoria será diminuir o índice de evasão dos alunos da instituição. “Devemos melhorar as condições de permanência dos nossos alunos, esse é um desafio de todas as universidades brasileiras. Com a nova Pró-reitoria poderemos dar respostas mais precisas e adequadas para todos nossos alunos”, contou o professor.

Pró-reitora avalia desafio

Ione Jovino lembra que a criação de uma Pró-Reitoria com essas características representavam uma demanda antiga da UEPG. "Essa era uma demanda da UEPG, pois a demanda de trabalho do CAOE  foi crescendo e sua estrutura já não dava mais conta dos assuntos relacionados aos estudantes", lembra a professora.

"É uma grande responsabilidade e também uma honra poder iniciar um trabalho que coloca a UEPG na história do ensino superior do Paraná, ao ser a primeira das estaduais a propor um pró-reitora de assuntos estudantis", destaca Ione Jovino.