Domingo, 24 de março de 2019

14/03/2019 - 12h31 / Atualizada 14/03/2019 - 12h36

Projeto Pró-Servidor inicia fase de atendimentos

Segunda etapa da iniciativa prevê o acolhimento e orientação de casos prioritários. Ao todo, mais de 630 servidores serão atendidos

por Afonso Ferreira Verner

O projeto Pró-Servidor iniciou nesta semana a segunda etapa da iniciativa que prevê o atendimento de saúde para os servidores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ao todo, 631 pessoas participaram da primeira fase de diagnóstico geral realizada em 2018.

Com base nas informações coletadas nesta fase inicial, as equipes do Pró-Servidor têm agendado os atendimentos dos casos tidos como prioritários. No entanto, todos os servidores que integraram a primeira etapa do projeto serão convidados a participarem de ações, individuais ou coletivas, que melhorem sua qualidade de vida e sua condição de saúde.

Nesta quarta (13) e quinta-feira (14), os alunos da disciplina de Clínica Integrada II do Curso de Odontologia, coordenada pelo professor Fábio André dos Santos, iniciaram o atendimento dos servidores no Campus de Uvaranas. Em 2019, a UEPG terá uma clínica exclusiva para o atendimento do público interno: os(as) alunos(as) do quarto ano de Odontologia, orientado por professores, atenderão apenas servidores que participam do projeto.

Coordenadora geral do Pró-Servidor, a professora Cristina Berger Fadel lembra que o agendamento dos atendimentos de saúde é feito pela equipe do projeto, sempre via contato telefônico com o servidor. “Após a coleta de dados iniciais e tabulação dessas informações, os servidores diagnosticados com problemas mais graves estão sendo chamados primeiro”, conta a professora. A iniciativa também conta com a coordenação dos professores Danielle Bordin, Luciane Cabral e Guilherme Arcaro.

Cristina ressalta que todos os servidores atendidos na primeira fase do projeto receberão um retorno sobre seu quadro de saúde e, mais que isso, também terão encaminhamento adequado para que o tratamento seja efetivado. “Além do atendimento aqui na Odontologia, também já começaram o atendimento em outras áreas do setor de saúde e a partir de Abril será iniciado o atendimento dos casos que necessitam de fisioterapia”, explica a professora.

Nesta quinta-feira, o professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG, visitou a clínica para acompanhar o atendimento dos servidores. “Melhorar a qualidade de vida dos nosso servidores era uma promessa de campanha da nossa gestão. Com a ajuda de diferentes setores da UEPG e do HU estamos conseguindo colocar isso em prática”, destacou o vice-reitor.

Exames preventivos para mulheres e combate ao sedentarismo

Entre os atendimentos que já estão sendo realizados está o exame preventivo de colo de útero com as servidoras que demonstraram interesse em participar. A ideia do projeto é melhorar, de forma global, a qualidade de vida dos(as) servidores(as), tanto com medidas curativas e também com ações de combate ao sedentarismo que, por sua vez, causam uma série de problemas de saúde.

Parceria com o projeto ‘UEPG Abraça’

A iniciativa do Pró-Servidor também mantém uma ponte direta com o projeto ‘UEPG Abraça’, medida que busca melhorar a qualidade da saúde psicossocial dos servidores, alunos e professores. Desta forma, quando um(a) servidor(a) atendido pelo programa Pró-Servidor apresentar complicações ligadas ao caráter psicossocial, ele(a) também é encaminhado aos integrantes do programa ‘UEPG Abraça’ para receber acompanhamento e, caso se julgue necessário, passar por tratamento.