Domingo, 24 de março de 2019

15/03/2019 - 09h32 / Atualizada 15/03/2019 - 09h49

Projeto incentiva trote solidário em prol de crianças com câncer

‘Sementes de Vida’ incentiva arrecadação de suplementos alimentares essenciais para crianças que recebem tratamento contra o câncer

por Afonso Ferreira Verner

O Projeto Sementes de Vida realiza uma nova edição do trote solidário, propondo a substituição da “violência pelo amor”. A iniciativa tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer na infância e adolescência e incentivar a doação de medula óssea. A professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Marina Luiza Gaspar Wisniewski, é coordenadora do projeto e apresentou um convite aos alunos da UEPG.

Marina convida os calouros 2019 a inscreverem-se suas turmas no trote solidário do projeto Sementes de Vida. “Nosso desafios é que cada turma arrecade o máximo possível de latas de dois suplementos alimentares importantes para consumo de crianças e jovens em quimioterapia: o Pediasure e o Nutren Junior”, explica a professora da UEPG e coordenadora do projeto.

De acordo com Marina, A proposta do trote é fomentar, já nos primeiros anos de cursos, o exercício da solidariedade, propiciando aos calouros a oportunidade de participarem de uma atividade de Extensão, um dos tripés da formação universitária de qualidade no século XXI. A docente lembra que a ideia é que os alunos se mobilizem e, cada dupla, adquira 01 (uma) lata do suplemento para doação às crianças que fazem tratamento contra o câncer. “Os calouros podem solicitar doações de tais suplementos a professores, familiares, amigos, local de trabalho e comunidades religiosas”, conta a professora.

Apoio ao tratamento e suplementação

Ao angariar suplementos alimentares para consumo caseiro de crianças em quimioterapia (uma das frentes do Projeto Sementes de Vida), a iniciativa preenche uma lacuna muito importante no enfrentamento do câncer, não preenchida pelas políticas públicas governamentais: o fornecimento destes produtos para consumo caseiro.

O Projeto Sementes de Vida, por meio dos eventos ‘Sementes de Vida Vai Até a Comunidade’, caracteriza-se como um projeto de responsabilidade social interdisciplinar e intersetorial. Conta com voluntários de diferentes cursos e instituições, além de empresários e servidores públicos do Hemepar.

Contato

Se você tiver interesse em participar do Trote Solidário 2019 em prol das crianças em quimioterapia, entre em contato com a professora Marina pelo fone (042) 3220 3394, ou através da página do projeto (clique aqui para acessar). “Lembrando que os calouros de todas as universidades do Paraná podem participar conosco, desta linda corrente pela vida”, conta Marina.