Quarta-feira, 22 de maio de 2019

15/03/2019 - 15h49 / Atualizada 15/03/2019 - 15h38

Palestra aborda digitalização e catalogação de acervos de imagem

por Rafael Schoenherr

O Museu Campos Gerais (MCG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dá início no dia 5 de abril à programação 2019 de ações educativas e de formação. O fotógrafo e professor Sérgio Sakakibara oferece a palestra “Digitalização, Catalogação e Difusão: Trabalhando com Imagens em Acervo”, baseada em ampla experiência na gestão e organização de acervos fotográficos. Sakakibara atua junto ao Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura.

O evento será às 9h30, no auditório da atual sede do MCG (esquina das ruas XV de Novembro com Engenheiro Schamber). A entrada é gratuita e haverá emissão de certificado de duas horas para ouvintes. A iniciativa é uma parceria do MCG com Departamentos de História, Jornalismo, Artes, Programas de Pós-Gradução em História, Jornalismo, projeto de extensão Lente Quente e Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Sérgio Sakakibara considera que o entendimento da fotografia como documento visual é recente no Brasil, mas mostra-se crescente quando se observa aumento significativo na aquisição desse tipo de material por parte de instituições públicas e privadas. “Isso tem colaborado para o desenvolvimento de estudos e ações que buscam conservar, preservar e difundir as imagens fotográficas, independentemente de sua natureza”, explica. “Dentre as preocupações vigentes estão os procedimentos adequados que garantam um tratamento para potenciar a captação da imagem e de seus dados, assim como metodologias que viabilizam a conservação, o arquivamento e a distribuição da imagem”, completa. De acordo com a professora Patricia Câmera, diretora de ação educativa do MCG, a ideia da palestra surgiu muito a partir da “preocupação de lançar um novo olhar sobre a complexidade e a importância de sistematizar distintos acervos fotográficos”.

Sérgio Sakakibara já ministrou cursos na Casa de Cultura Mario Quintana, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, Instituto de Artes da Universidade Nacional de Brasília e Universidade Regional do Cariri. Sakakibara trabalhou com fotografia, catalogação e digitalização de acervos na Pinacoteca do IA-UFRGS, Museu Hipólito José da Costa, Fundação Vera Chaves Barcelos, Museu Nacional do Mar e MIS-SC, tendo ofertado cursos no Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul.

Além da palestra, Sérgio Sakakibara ministra de 5 a 7 de abril curso dirigido de imersão em fotografia de grande formato - voltado à formação e aperfeiçoamento de quadro técnico e de bolsistas do MCG, com vistas a replicação de conhecimentos em fotografia.