Quarta-feira, 19 de junho de 2019

« voltar

11/04/2019 - 11h26 / Atualizada 11/04/2019 - 11h44



CAIC busca ressaltar papel transformador do livro


Feira do Livro foi iniciada nesta quinta-feira (11) com a presença dos professores Miguel Sanches Neto e Giovani Favero


por Afonso Ferreira Verner

 

O Centro de Educação e Atenção à Criança e ao Adolescente (CAIC) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciou nesta quinta-feira (11) a Feira do Livro de 2019. A abertura do evento contou com a presença dos professores Miguel Sanches Neto e Giovani Favero, escritores e, respectivamente, reitor e pró-reitor de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento busca destacar o papel transformador que os livros e a literatura podem ter na vida dos cidadãos(ãs).

Durante a abertura do evento, o professor Miguel Sanches Neto destacou a importância que a literatura teve na transformação da vida dele. “Vim de uma família de agricultores em que o acesso aos livros não existia. Acabei parando em uma biblioteca por receber um castigo no colégio, foi esse castigo que transformou a minha vida”, destacou Miguel ao rememorar um caso da infância.

Miguel também destacou o papel de interação apresentado pela literatura. “Todos os livros são importantíssimos, mas as obras de literatura nos dão a possibilidade de conhecer outros lugares, outras perspectivas sem sair do local em que estamos. Por isso, destaco a importância de que vocês consumam literatura para ampliar o horizonte de mundo que tem”, considera o reitor.

Autor de um livro em parceria com os dois filhos, Giovani destacou a importância da literatura para ampliar o mundo dos jovens e adolescentes. “O meu livro nasceu de um dia chuvoso com meus filhos. Como todas as crianças nesta idade, eles estavam entediados e resolvi propor uma brincadeira lúdica que envolvia literatura”, destacou o pró-reitor de Pesquisa da UEPG.

Livros e formação humana

Durante a abertura do evento, a professora Audrey Pietrobelli de Souza, diretora do CAIC, destacou a importância da literatura para a formação humana, especialmente de crianças e adolescentes. “A leitura tem importância fundamental para a configuração humana e as atividades da Feira querem justamente chamar a atenção dos estudantes para isso”, contou a professora.

Em 2019, a Feira é organizada pela bibliotecária Maria Lucia Madruga - a profissional também discursou na abertura do evento. “Vamos seguir com atividades até o dia 16, buscando incentivar a proximidade dos alunos com os livros, com a própria biblioteca que é um espaço que deve ser encarado com um local de estudo e não de castigo”, conta a bibliotecária.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG