Segunda-feira, 22 de abril de 2019

15/04/2019 - 08h41 / Atualizada 15/04/2019 - 08h43

UEPG busca fortalecer parcerias e convênios com o Canadá

Evento organizado pelo Programa Paraná Fala Inglês (PFI) lotou o Grande Auditório do Campus Central

por Afonso Ferreira Verner

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) segue apostando em ações para intensificar na internacionalização da instituição. Na última semana, a UEPG recebeu o evento 'Open Door to Canada - Possibilites of studying abroad in canadian institutions’. A iniciativa foi organizada pelo programa Paraná Fala Inglês (PFI) em parceria com o Escritório de Relações Internacionais (ERI).

Realizado no Grande Auditório do Campus Central, o evento debateu possibilidades de internacionalização e parcerias com instituições canadenses. Participaram como palestrantes Jim Clarck, da Smrt English, Rachel Lindsey da Languages Canada e Ni Jadon, representando o Escritório de Relações Internacionais da McMaster University. O evento lotou o Grande Auditório com alunos das graduações em Letras, Adminsitração e Turismo, além de alunos da pós-graduação.

A professora Mariza Tulio, coordenadora do Paraná Fala Inglês e Professora do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL), destacou a importância do evento para divulgar os programas de mobilidade acadêmica e de parcerias em pesquisa. "Estamos reunindo esforços para apresentar as possibilidades aos alunos e professores da UEPG", contou Mariza.

Visita e reunião na Reitoria

Após o evento no Campus Central, a comitiva canadense visitou o prédio da Reitoria da UEPG, em Uvaranas. Lá o grupo participou de uma reunião de trabalho com docentes da Universidade e com os professores Giovani Favero e Fábio Duarte, respectivamente Pró-Reitor de Pesquisa (Propesp) e Diretor de Pesquisa da UEPG.

Também participou da reunião a professora Valeska Gracioso Carlos, coordenadora do Curso de Línguas Estrangeiras para a Comunidade (CLEC-UEPG). O Paraná Fala Inglês, o ERI, dirigido pela professora Sulany Silveira dos Santos, e o próprio CLEC têm trabalhado conjuntamente para desenvolver a internacionalização da Universidade.

Após a reunião de trabalho, a comitiva canadense foi recebida na Reitoria da UEPG pelos professores Miguel Sanches Neto e Everson Krum, reitor e vice-reitor, respectivamente.