Quarta-feira, 22 de maio de 2019

22/04/2019 - 15h05 / Atualizada 24/04/2019 - 16h32

Departamento de Administração e Comércio Exterior promove evento de internacionalização

Na sexta feira, 22 de março de 2019, o Programa de Internacionalização e Empreendedorismo do curso de Administração (PRINTe), por meio do projeto DEPARTURES, promoveu o evento “Let’s talk about”, com o objetivo de discutir mobilidade internacional e relações comerciais entre o Brasil e diversos países do mundo. Essa é uma ação que, juntamente com o Fórum de Mobilidade, busca promover a internacionalização no curso de Administração. A proposta do projeto é promover encontros com executivos de empresas multinacionais, pelo menos mensalmente.

O palestrante convidado foi Jacob Liu, diretor de exportação para as Américas, da multinacional chinesa AEOLUS. Liu discutiu gerenciamento intercultural e abordou, a partir do ponto de vista da China, as relações comerciais entre o Brasil e seu país natal. Falou, também, sobre a empresa onde trabalha, sua vasta experiência internacional e a construção da carreira internacional.

O professor Eugênio M. da Silva Neto, coordenador do PRINTe/ADM explica que “a experiência de interagir, em inglês, com um diretor de multinacional deixa clara a relevância de se aprender um outro idioma”. Além disso, a acadêmica do 2º ano de Comércio Exterior e participante do Projeto Departures, Amanda Pietruchinski, afirma que o evento foi uma experiência incrível pela oportunidade de conhecer alguém que viajou muito exercendo a profissão. “Eu fiquei muito satisfeita com todo o evento, tivemos a chance de aprender sobre uma cultura tão diferente da nossa, e até praticar um pouco do nosso inglês”, relata.

A professora Carolina Schlumberger, coordenadora do Projeto Departures e desse evento, enfatiza que foi uma oportunidade muito inspiradora para todos os participantes. “Isso é importante na medida em que, com essas ações, procuramos sensibilizar para a relevância e a irreversibilidade da internacionalização, além de estimular o interesse de nossa comunidade acadêmica por oportunidades de mobilidade internacional”, explica.

O Departamento de Administração informou que o próximo evento “Let’s talk about” será no dia 30 de abril, e contará com a presença do Diretor de Desenvolvimento de Negócios da DAF, o senhor Luiz Baroza.

Business and Foreign Trade Department of UEPG promotes internationalization event

On Friday, March 22nd, the Internationalization and Entrepreneurship Program (PRINTe) of Business and Foreign Trade Department, through the DEPARTURES project, has promoted the event “Let’s talk about”, aiming to discuss International Mobility and Foreign Trade. This was an action focused on promoting internationalization in the Administration course.

Their guest was Jacob Liu, Director of Americas Export, OTR Sales Division, from the Chinese company AEOLUS. Liu has discussed International Business, and trade relations between Brazil and China. He also has introduced the company he works at, and talked about his own international experience and career.

According to Eugênio M. da Silva Neto, coordinator of the Program of Internacionalization and Entrepeneurship (PRINTe/ADM), "the experience of interacting in English with a director of multinational corporations points out the necessity of learning another language” . The academic of the 2nd year of Foreign Trade and participant of the DEPARTURES’ project, Amanda Pietruchinski, says that the event was a great experience, especially because students had the opportunity to actually meet someone who had travelled a lot doing the work they are studying to do. "I was very pleased with the whole night, we got the  chance to learn about this culture so different from ours, and even practice our English skills," she says.

Finally, professor Carolina Schlumberger, the coordinator of the event, emphasizes that this was a very inspiring opportunity for all participants. “It is relevant because our project seeks to stimulate academic interest on internationalization and mobility, especially those from Business and Foreign Trade courses” explain.

The Business and Foreign Trade Department has informed that the next event will take place on April 30th, and the guest is Mr Luiz Baroza, Director of Business Development at DAF.

Nota original em inglês e português: departamento de Administração  Texto final: Millena Villanueva