Quarta-feira, 22 de maio de 2019

13/05/2019 - 09h37 / Atualizada 14/05/2019 - 08h28

37º Seminário de Extensão Universitária recebe inscrições até amanhã (14)

por Luciane Pereira da Silva Navarro

Coordenadores, supervisores e assessores de programas, projetos, cursos e eventos extensionistas têm até amanhã, 14 de maio, para realizar a inscrição no 37º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). A edição 2019, com o tema "Extensão e Inovação”, acontece entre 3 e 4 de julho de 2019, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, Santa Catarina.

De acordo com a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Cloris Grden, além de promover o intercâmbio entre as instituições, o evento discute os caminhos da extensão, fomentando a troca de experiências sobre as ações de extensão entre as instituições de ensino superior do sul do brasil e a comunidade. Inscrições de artigos e vídeos podem ser realizadas pelo link sistemas.uepg.br/producao/pro-reitorias/proex/propostas/seurs

Apresentações presenciais e em vídeo

As ações extensionistas desenvolvidas pela UEPG poderão ser inscritos 8 artigos na modalidade apresentação presencial oral. O tempo para cada apresentação será de até 10 minutos, mais 5 minutos disponibilizados para arguição da banca examinadora e do público presente.

Poderão ser inscritas 8 apresentações orais de artigos em vídeos. A apresentação do artigo deverá ser gravada em vídeo, os quais serão exibidos durante o evento em totens eletrônicos e televisores. Estes devem contemplar: identificação, descrição, objetivos, metodologias, público-alvo, resultadosalcançadosecontatos.Recomenda-se usar a criatividade para produzir um vídeo objetivo e interessante.

Apresentações culturais e oficinas

Cada instituição pode inscrever uma apresentação cultural de até 10 minutos. As apresentações serão realizadas em palco de 4mx4m, que será montado no hall do Centro de Cultura e Eventos. Para esta apresentação serão disponibilizados caixa e aparelho de som e microfones.

As instituições participantes poderão inscrever também uma oficina, que será ministrada em salas no Centro de Cultura e Eventos com capacidade para 60 pessoas, com duas mesas, quadro branco, espaço para projeção na parede, projetor e computador. Os demais materiais são de responsabilidade dos ministrantes. O público-alvo é a comunidade local e acadêmica.

Artigos

Os artigos podem ser inscritos de acordo como os temas: comunicação, cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; trabalho. Cada artigo deve ser inédito e ter um coordenador e no máximo cinco autores ou coautores. Cada coordenador pode submeter apenas um artigo.

Critérios de avaliação  dos trabalhos serão selecionados conforme os critérios abaixo, pela Comissão de Assessoramento Técnico-Cientificada Proex: relevância do tema, originalidade (ação extensionista inédita); enquadrar-se no conceito e nas áreas temáticas do 37º SEURS; estar de acordo com as normas contidas no regulamento do 37º SEURS; discussão dos resultados; clareza e amplitude da interpretação; submissão de apenas um trabalho por ação extensionista; não estar inadimplente junto à Proex.

Apresentações em vídeo

Sobre as apresentações em vídeo, deverá ser enviado link do vídeo publicado no YouTube. A duração máxima do vídeo deve ser de 3 minutos. A identificação no início do vídeo deve apresentar obrigatoriamente: nome da IES, título do trabalho, nome do coordenador, nome dos autores/coautores, área temática e curso(s) de graduação envolvido(s). O formato do vídeo deve ser: mp4, h264 ou f4v, com boa resolução de som e imagem, gravado na horizontal. A privacidade de exibição do vídeo deve obrigatoriamente estar em modo Público. É obrigatória a inserção de Modalidades de Apresentação.