Quarta-feira, 22 de maio de 2019

16/05/2019 - 13h00 / Atualizada 16/05/2019 - 13h24

IESol realiza curso de extensão sobre Economia Solidária e Tecnologia Social

O curso foi apresentado em quatro tardes e contou com a presença de alunos de diversos cursos

por Luciane Pereira da Silva Navarro

O curso de extensão em Economia Solidária e Tecnologia Social realizado pela Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol), encerrou ontem (14). O curso acontece uma vez a cada semestre desde 2011 e tem como objetivo despertar o interesse da comunidade acadêmica e divulgar as ações do projeto.

O curso aconteceu em dois módulos. Entre os dias 7 e 8, o grupo fez uma apresentação geral de conceitos e da história relacionados à Economia Solidária além de promover um debate sobre o tema, sanando dúvidas pontuais dos integrantes. Para os dois dias finais, 13 e 14, a equipe preparou atividades mais próximas à prática, operacionalizando os debates introdutórios realizados na semana anterior.

Clarissa Mônaco, psicóloga e técnica da Incubadora afirma a importância do curso: “a Economia Solidária não é muito pautada na universidade, e estar em um ambiente que oportuniza esses saberes é muito relevante”. Para Manuela Salau Brasil, técnica efetiva da IESol, o Curso tem a intenção de divulgar a economia solidária: “o curso possibilita que as pessoas tenham acesso a ECOSOL e mostra que isso não existe apenas na teoria, mas também na prática.”

A aluna Carolina Naborsky, é estudante de Serviço Social na UEPG, e relata que o curso de extensão se parece muito com a graduação que escolheu fazer: “tem muito a ver com o Serviço Social, porque trabalha com a comunidade e com o que muitas vezes as pessoas não consideram prioridade”, a aluna conclui dizendo que o curso agregou novos conceitos em sua formação.

Kamila Sobko, que já atuou com extensionista e técnica da IESol ministrou um dos módulos do curso e explica a função social da Incubadora: “além das incubações, a IESol tem um trabalho efetivo e mostra seus resultados, tendo uma trajetória de presença na universidade e comunidade.”

Ao final do curso a equipe da IESol propôs que os participantes relatassem por meio de um texto a experiência e aprendizado promovidas durante as quatro tardes. Para encerrar, um café comunitário foi promovido pelos participantes. O curso concedeu um certificado de 16 horas aos participantes.