Quarta-feira, 22 de maio de 2019

16/05/2019 - 13h58 / Atualizada 16/05/2019 - 13h37

Projeto de Medicina realiza campanha para prevenir hipertensão neste fim de semana

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza na sexta-feira (17) e sábado (18) um evento para conscientizar a população sobre hipertensão. A atividade é referente ao Dia Mundial da Prevenção a Hipertensão, comemorado no dia 17.

A ação é vinculada ao Projeto de Extensão “Liga de prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares” e coordenado pelo professor Mário Cláudio Sturzeneker. O evento acontece no Parque Ambiental, no centro de Ponta Grossa. Oito estudantes de medicina participarão das atividades.

O objetivo da ação é orientar a população adulta sobre prevenção e tratamento de hipertensão arterial através de anamnese, a entrevista médica com pacientes voluntários e exames para medir os níveis tensionais nos mesmos. O evento também contará com palestras sobre hábitos de vida na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e as limitações dos remédios para hipertensão.

Segundo o professor Márcio Sturzeneker, organizador do evento, é a primeira iniciativa que o curso de Medicina realiza sobre esses problemas de saúde. Ele argumenta que a ideia busca conscientizar  a população sobre doenças cardiovasculares evitáveis, que ocorrem pelos índices insatisfatórios de controle da hipertensão à nível mundial. “O envolvimento dos acadêmicos de medicina nesse processo proporciona uma oportunidade de ampliação de conhecimento e os aproxima de sua realidade profissional”, afirma o professor.

O 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) irá seder estrutura para o evento e promover ações de saúde relacionadas ao tratamento de hipertensão e outras doenças crônicas.

Também na sexta-feira, o Ambulatório do Campus Uvaranas e o curso de Enfermagem da universidade farão uma atividade de conscientização que consiste em ir aos blocos do campus para medir a pressão arterial dos servidores e informá-los sobre problemas cardíacos.

Projeto Pró-Servidor

No ano passado, a UEPG realizou uma triagem de exames para avaliar a saúde dos servidores. O projeto pró-servidor, vinculado à Pró-reitoria de Recursos Humanos em parceria com o Hospital Universitário, armazena as informações coletados nos exames e agendar consultas médicas e odontológicas com os servidores a partir delas.

Segundo os dados do Pró-Servidor, na primeira etapa do projeto, 25% dos 620 avaliados apresentaram hipertensão arterial. Outros 6% apresentaram problemas cardíacos mais graves. Desses servidores identificados como hipertensos, 67% faz acompanhamento médico regular. Neste sentido, o Pró-Servidor está desenvolvendo ações que estimulem a busca por acompanhamento regular deste servidores e medidas de cuidados preventivas.