Terça-feira, 19 de novembro de 2019

« voltar

05/06/2019 - 08h34 / Atualizada 06/06/2019 - 08h53



Exposição “O que você estava vestindo?” remonta histórias de violência sexual


por Assessoria de Imprensa

A exposição de arte-sobrevivente What Were You Wearing? (O Que Você Estava Vestindo?, em português) terá abertura na próxima quarta-feira, 12 de junho, na Galeria de Artes da Proex e se estende até 12 de julho.

O propósito da mostra itinerante é de mostrar o que as vítimas de violência sexual estavam usando quando foram violadas. A mostra é realizada pela Proex, com curadoria de Adriana Suarez, Sandra Borsoi e Nelson Silva Junior.

O projeto iniciou na Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, em 2014. A professora Marcela Teixeira Godoy, coordenadora do projeto, soube da iniciativa estadunidense e decidiu remontar em Ponta Grossa. Em contato com a produção original, foram disponibilizados os conteúdos utilizados na mostra dos Estados Unidos, como o poema escrito em 2000 por Mary Simmerling, estudante que relembrou o que vestia no momento do abuso sexual, essa reflexão que originou o projeto.

Godoy coletou relatos e peças para ilustrar a exposição e acredita que a mostra pode auxiliar na compreensão da violência sexual. “Ela acontece em todos os meios. Os depoimentos e as roupas são de homens, mulheres, crianças, adolescentes, das mais variadas etnias, orientações afetivas, identidades de gênero e das mais variadas classes sociais e níveis culturais”. A professora conta que há depoimentos de pessoas de comunidades, da alta sociedade, de analfabetos à pós doutores.

Diversas peças de roupa, em conjunto com trechos de relatos de vítimas constroem a narrativa da exposição. A coordenadora reforça que “as pessoas que contribuíram com suas histórias participaram de cada etapa da elaboração e concepção do projeto. Nada é divulgado sem passar pelo crivo delas”.

Em paralelo à exposição haverá a intervenção de professores, acadêmicos, agentes universitários, profissionais envolvidos e sociedade em geral desencadeando o debate responsável a respeito do tema nos mais diversos meios.

A curadora Adriana Rodrigues Suarez explica a proposta da PROEX com a mostra. "Diante do desafio da curadoria de um projeto com essa dimensão social temos como proposta construir uma poética a partir das roupas que não foram pensadas como obras de arte, por nenhum artista, e que não abandonam a sua função primeira, que é o vestuário.”

Suarez reconhece a arte como essencial para a abertura de discussões de questões sociais. “Precisamos pensar que o papel da Arte nesse contexto se apresenta como fomentadora e de suporte para reflexão crítica das questões sociais, propiciando assim a vivência e experiência que está para além das questões estéticas do "belo".

Além da exposição, a proposta do projeto de extensão é realizar intervenções na comunidade. Atividades em escolas estão sendo organizadas pela coordenadora da exposição. Todas as ações do projeto são em parceria com diversos campos de atuação: jurídico, médico, psicológico, educacional e de segurança.

Texto: Barbara Popadiuk

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG