Sábado, 21 de setembro de 2019

08/06/2019 - 15h56 / Atualizada 08/06/2019 - 16h04

Atividade do Curso de Direito muda perspectiva sobre metodologia científica

Curso \'Construção da Monografia Jurídica\' busca modificar o modo de ensinar e praticar metodologia científica nas Ciências Jurídicas

por Afonso Ferreira Verner

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sediou neste sábado (8) a última atividade do curso 'Construção da Monografia Jurídica'. A atividade é fruto de uma parceria entre o projeto de Pesquisa em Direito das Famílias e o Centro Acadêmico Carvalho Santos (CACS) do Curso de Direito. A proposta é mudar as perspectivas sobre a prática da metodologia científica no campo das Ciências Jurídicas.

Durante a terça (4) e quinta-feira (6) as atividades do curso foram ministradas pelos professores Zilda Mara Consalter e Vitor Hugo Bueno Fogaça, ambos lotados no Departamento de Direito das Relações Sociais. Já neste sábado (6) as atividades práticas foram conduzidas por professores do curso de DIreito e por alunos de mestrado e doutorado do programa de Ciências Sociais Aplicadas da UEPG, Direito da PUC-Curitiba e da UFPR.

A atividade foi voltada para acadêmicos do Curso de Direito da UEPG das diferentes séries e períodos (noturno e matutino). De acordo com a professora ZIlda, o curso tem como proposta tratar a metodologia de forma distinta. "A ideia foi trabalhar conteúdos de metodologia da pesquisa jurídica de modo diferente do feito em sala de aula, aliando teoria e prática, com uso de ilustrações, com atividades diversificadas e lúdicas, além das aulas dialogadas", lembrou a professora.

Zilda destacou ainda que o curso funcionou como forma de aprimorar aquilo que já é trabalhado no Curso de Direito. "Buscamos também que os alunos aprimorem aquilo que já aprenderam na Disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica, que é ofertada no primeiro ano do curso", explica a professora.

Contribuição da prática

No sábado, o Curso contou com uma atividade ao ar livre na praça Santos Andrade, no Campus Central. Os professores e pós graduandos que ajudaram nas atividades foram Adriano Smolarek, Pedro Miranda, Amanda Flach, Renê Hellmann, Elizabeth Monica Hasse Becker, Dirce do Nascimento Pereira, Taís Vella Cruz, Regina Volochn, além dos que já docentes lecionaram durante a semana, Vitor Hugo Bueno Fogaça e Zilda Mara Consalter.