Quarta-feira, 19 de junho de 2019

« voltar

11/06/2019 - 08h04 / Atualizada 11/06/2019 - 08h11



Escola de Queijos inicia aulas práticas da turma 2019


por Luciane Pereira da Silva Navarro

No último sábado (8), a Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais (ETL-Queijos) da Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou a primeira aula prática do curso de extensão em fabricação de queijo. As aulas teóricas da décima primeira turma começaram em maio e seguem até novembro, quando acontece o  10º Workshop Internacional de Leite e Queijos.

A professora Renata Dinnies Santos Salem e o professor Ivo Mottin Demiate abordaram o processamento de queijos de massa dura. Os 25 alunos tiveram aula prática em laboratório e ficaram entusiasmados com a técnica de produção de queijo parmesão. Edgar Menegatti é advogado e produtor rural na cidade de Manguerinha, sudoeste do Estado. Ele e o sócio, o irmão agrônomo, têm uma propriedade com gado leiteiro produzem cerca de 90 mil litros por dia. “Pretendemos, depois de me tornar mestre queijeiro, destinar, inicialmente mil litros para a queijaria, que já está pronta aguardando minha formação”, afirma empolgado Edgar.

Alberti afirma que as aulas servem de laboratório para alunos do curso de Engenharia de Alimentos. Marina Fernanda da Silva Junges e Leticia Demogalski, acadêmicas do terceiro e quarto anos, são estagiárias do curso e destacam que as aulas e as atividades que desenvolvem entre uma aula e outra antecipam tópicos da disciplina de queijos da graduação. “Já estou vendo temas do próximo semestre”, enfatiza Demogalski. “Nas aulas podemos compreender processos com os quais teremos contato na indústria”, complementa Marina. 

Perfil da turma

De acordo com a coordenadora do curso, Aline Alberti, a turma é muito diversificada. “Nossos alunos são desde pessoas pessoas na produção de leite ou queijos que querem aperfeiçoar conhecimentos até profissionais das mais diferentes áreas que buscam adquirir uma nova habilidade”, diz Alberti. O único fator restritivo para ingresso na turma é a escolaridade. O aluno deve ter, pelo menos, o ensino médio. “Este fator é um atrativo para uma diversidade de pessoas, engenheiros, advogados, produtores rurais e funcionários de indústrias de laticínios da região dos Campos Gerais”, complementa.

O Curitibano Wagner Castilho é produtor de filmes e fotógrafo. Além de trabalhar com imagens, ele, além de ser formado em gastronomia, é Mestre Charcuteiro. “Sou especialista em salames, salsichas, linguiças e quero, no futuro, ter um bistrô que traga embutidos e, claro, queijos”, afirma. “O curso está muito produtivo e veremos como produzir diferentes tipos de queijo, mas o que mais me interessa é o Gamenbert, cremoso por dentro e casca aveludada por fora”, comenta empolgado.

As aulas acontecem a cada 15 dias, aos sábados. A carga horária do curso é de 96 horas, distribuídas em 12 encontros. O conteúdo programático do curso inclui aulas sobre processamento de queijos com fermentação propiônica (olhaduras), queijos maturado com Geotrichum candidum e de queijos recobertos com Penicilium candidum (mofo branco). Os alunos aprendem a produzir também queijos azuis; queijos frescal e prato; queijos com leite de cabra e búfala; queijos de massa filada.

Professores do Curso

Dr. Adriana Martins, MSc. Antônio Prestes, Dra. Deise Rosana Silva Simões, MSc. Paulo Ricardo Los, Dra. Renata Dinnies Santos Salem, Dr. Ivo Mottin Demiate, MSc Paulo Ricardo Los; Dra Marina C. T. Marinho, Dra. Marina Tolentino Marinho, Msc. Jéssica C.B. Ribeiro, Dra. Anna Carolina Campos, Dr. Alessandro Nogueira, Dra. Ana Cláudia Barana, Dra Aline Alberti, Eng Alim. Gabriel Coelho,

Localização e Informações

Av. Carlos Cavalcanti, 4748, Campus Uvaranas, Ponta Grossa, Paraná. No campus, a Escola fica no Bloco L de Engenharia de Alimentos. Coordenador: Profª. Drª. Aline Alberti (alinealberti@gmail.com) e Vice-Coordenador: Prof. Dr. Alessandro Nogueira (alessandronog@yahoo.com.br)

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG