Sábado, 21 de setembro de 2019

12/06/2019 - 11h29 / Atualizada 12/06/2019 - 11h45

Festival Universitário da Canção começa nesta quinta, 13

por Aline Jasper

Começam amanhã (quinta, 13) as atividades do 32º Festival Universitário da Canção (FUC), no Cine Teatro Ópera. O evento, que é um dos mais importantes do calendário cultural de Ponta Grossa, chega à sua 32ª edição com grandes nomes da música brasileira, buscando democratizar o acesso à música e à cultura.

Na quinta-feira, acontece a etapa regional, com artistas locais, e na sexta, a etapa nacional, para a qual foram selecionados artistas de 13 estados brasileiros.

No sábado, acontece a grande final, com show de Wagner Tiso e convidados (India Tiso e Marcio Malard), em um espetáculo que comemora seus 60 anos de carreira. Na quinta-feira, o show fica por conta da banda pontagrossense A Coisa, e na sexta, com o Quartetto Sentinela.

De acordo com Sandra Borsoi, diretora de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, o FUC é fundamental diante do papel da UEPG na região. “A Universidade pública tem como função formar culturalmente a sociedade e o FUC abre essa possibilidade de fortalecimento. Além disso, também temos a oportunidade de contribuir para o potencial técnico e artístico da região e do país. As pessoas que apreciarem o festival terão a oportunidade de ouvirem músicas brasileiras de excelente qualidade, além do próprio processo de intercâmbio cultural promovido pelo evento”, conta a professora.

Para adquirir ingressos, o público deve se dirigir, durante o dia, à sede da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), ao lado da Catedral de Ponta Grossa, ou aos guichês do Cine Teatro Ópera, a partir das 19h durante a semana. No sábado, os ingressos estarão disponíveis apenas durante a tarde e a noite no Cine Teatro Ópera. A entradas são vendidos a R$20 a inteira, R$10 a meia-entrada e R$5 para universitários. Crianças a partir de 8 anos de idade pagam meia-entrada.

Transmissão aos alunos EAD

Neste ano, o Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância (Nutead) irá realizar a transmissão ao vivo dos shows e apresentações para os pólos de apoio da Educação a Distância. O objetivo é possibilitar o acesso destes estudantes à música e à cultura.

Premiações

Em 2019, a Etapa Regional do FUC irá selecionar três candidatos(as) para a etapa final, que receberão como prêmios:

- Melhor nota: Primeiro lugar; Vaga para a final + troféu

- Melhor nota: Segundo lugar; Vaga para a final + troféu

- Melhor nota: Terceiro lugar; Vaga para a final + troféu

- Melhor interpretação: Troféu

- Melhor letra: Troféu

Ainda na etapa Nacional, serão apresentadas 18 músicas, nove delas serão classificadas para a grande final. Todos os classificados para a grande final receberão um prêmio de R$ 2 mil, nas categorias:

- Troféu Melhor Música - Primeiro Lugar

- Troféu Melhor Música - Segundo Lugar

- Troféu Melhor Música - Terceiro Lugar

- Troféu Melhor Interpretação

- Troféu Melhor Letra

Ainda valorizando a participação e a opinião popular, a organização do FUC preparou o Troféu Júri Popular, em qual o público, por meio de voto, indica a melhor música da noite na final.