Domingo, 17 de novembro de 2019

« voltar

04/09/2019 - 15h24 / Atualizada 04/09/2019 - 16h51



HU e Colégio Agrícola participam da 9ª Expoflor


por Aline Jasper

 

Ao ritmo de uma música infantil, crianças de uma turma escolar aprendem a fazer a reanimação cardíaca e a prestar primeiros socorros. A oficina é parte das atividades da 9º edição da Expo&Flor, que acontece de 30 de agosto a 08 de setembro no Parque Ambiental, em Ponta Grossa. Além das oficinas de primeiros socorros ministradas pelos residentes do programa de Urgência e Emergência do Hospital Universitário, a Universidade Estadual de Ponta Grossa participa ainda com outras atividades e serviços, através do Colégio Agrícola e do HU.

O coordenador da Expo&Flor, Osmar Carlos Bonfinger, destaca a importância da participação da UEPG no evento, por atender e oferecer serviços de utilidade pública, e por ser parceira em todas as edições. "Ficamos impressionados com a didática e o modo de passar as questões de primeiros socorros para as crianças do quinto ano. Além de tudo, ainda temos o pessoal do Colégio Agrícola, que fica na área de frutíferas, dando dicas de poda, de plantio. Está sendo fantástica essa participação da universidade na feira", elogia o coordenador.

Como conta a diretora acadêmica do HU-UEPG, Luciane Cabral, além das oficinas realizadas pelo programa de Urgência e Emergência, outros cinco programas de residências ficaram responsáveis por realizar atendimentos na feira. "Os residentes fazem a verificação de sinais vitais, educação para a saúde e orientações conforme a especificidade do programa. Por exemplo, o programa de Intensivismo vai orientar sobre humanização na UTI e conscientizar sobre a doação de órgãos", explica.

No sábado (31), as atividades ficaram por conta dos residentes de Obstetrícia; no domingo (01), do programa de Saúde do Idoso; no próximo fim de semana, a sexta-feira (06) e o sábado (07) estão a encargo, respectivamente, dos programas de Intensivismo e Saúde do Idoso; e no domingo (08), o atendimento será realizado pelos residentes de Urgência e Emergência e Neonatologia.  

Sobre a Expo&Flor

A Expo&Flor é uma exposição de flores, frutíferas, plantas ornamentais e orquídeas, realizada todos os anos pelo Rotary Clube Ponta Grossa Alagados. A renda obtida pela venda das plantas e flores é destinada a projetos sociais de diversas entidades, escolhidos por uma comissão avaliadora a partir de critérios de prioridade, relevância, alcance social, sustentabilidade, transformação de vidas, custo-benefício e viabilidade, além das ênfases dos projetos do Rotary Internacional.

Junto à exposição de flores, são realizadas diversas atividades, projetos e eventos, como palestras sobre cidadania e educação ambiental, concurso de redação, concurso de fotografia, visitação de alunos da rede pública municipal, jardim sensorial, aulas de xadrez, apresentações culturais e contação de histórias, plantio de árvores frutíferas, passeio ciclístico, corrida rústica e caminhada, feira de oportunidades e praça de alimentação. Também fazem parte da programação os serviços de utilidade pública, como o atendimento do INSS, cursos gratuitos oferecidos pelo SESC, orientações técnicas do Colégio Agrícola e atendimentos de saúde dos residentes do Hospital Universitário da UEPG.

Nas oito edições anteriores do evento, estima-se que mais de 300 000 pessoas passaram pela feira, e foram atendidos mais de 200 projetos de diversas entidades da cidade. Para esta edição, foram inscritos 65 projetos.

 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG