Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

« voltar

04/09/2019 - 17h57 / Atualizada 04/09/2019 - 19h35



UTI Neonatal do HU-UEPG recebe doação de polvos de crochê na Expoflor


por Aline Jasper

Nesta quarta (04), o Hospital Universitário recebeu a doação de 141 polvos de crochê para a UTI Neonatal. Os polvinhos, confeccionados pelos grupos de mães e voluntários do Projeto Polvo, foram entregues durante a 9ª Expo&Flor, no Parque Ambiental de Ponta Grossa.

Nolair Madureira, coordenadora do Projeto Polvo, conta que são vários os grupos e parceiros envolvidos na produção das peças em crochê. "Temos a participação de voluntários no clube de mães da Dalcol, do Rotary Clube, clube de mães da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Vila Liane, na Tricopel e na Casa Transitória, em que iniciamos neste mês a fazer as oficinas do projeto. Outros voluntários também colaboram com materiais para a confecção", conta.

A presidente do Rotary Clube Ponta Grossa Alagados, Elaine Barbara Matozzo da Silva, conta que o Rotary apoia o projeto de confecção dos polvos, juntamente com o grupo Unimães, além de ceder o espaço para a realização das oficinas todas as quartas-feiras. "E hoje estamos entregando mais uma doação de polvinhos, para ajudar na recuperação dos bebês do Hospital Universitário", conta Elaine.

"É muito gratificante participar deste projeto, principalmente quando vejo os bebêzinhos enrolados nos polvos, fico feliz de poder contribuir", comemora Nolair. Segundo ela, o carinho e dedicação que são colocados em cada peça doada para os bebês da UTI Neonatal retornam na forma de amor.

 A coordenadora da UTI Neonatal e Pediátrica do HU-UEPG, Juliana Estefanski, conta que esse projeto traz inúmeros benefícios aos bebês e crianças internados, e as doações são importantes para a manutenção das atividades. "Esse tipo de doação permite darmos continuidade ao projeto, mantido através da doação das voluntárias", destaca.

Para quem quiser aprender a fazer os polvinhos em crochê, o Projeto Polvo realiza oficinas em três locais, sempre das 14h às 16h30: no Rotary Clube Ponta Grossa Alagados, nas quartas-feiras; na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Vila Liane, também nas quartas-feiras; e na Casa Transitória, nas segundas-feiras. Como conta a coordenadora do projeto, interessados não precisam se inscrever, apenas comparecer no horário e local das oficinas.

Projeto Polvo

Na UTI Neonatal do HU-UEPG, o projeto funciona desde janeiro de 2017. Por ter tentáculos que lembram o cordão umbilical, os polvos de crochê acalmam os recém-nascidos, trazendo sensação de proteção e diminuindo a retirada acidental dos dispositivos da UTI. Os polvos são feitos de material 100% algodão e os tentáculos não podem ultrapassar 22cm, e as peças são esterilizadas antes de entrar em contato com os bebês.

 

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG