Domingo, 17 de novembro de 2019

« voltar

05/09/2019 - 09h08 / Atualizada 05/09/2019 - 11h47



Lançamento do livro sobre o “General Osório” acontece hoje na Biblioteca da UEPG


por Vanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen

        Nesta quinta-feira (5), a Editora Estúdio Texto e a autora Luzia Borsato Cavagnari apresentam o livro “Grupo Escolar General Osório: nos primórdios dos anos de 1930 à direção de Elzira Correia de Sá”. O evento acontece às 15h30 na Biblioteca Central Prof. Faris Michaele – UEPG.

“O livro retrata a história da construção e início de funcionamento do então Grupo Escolar General Osório, seus primeiros diretores e professores, com destaque para os dezoito anos da direção de Elzira Correia de Sá, que colocou a instituição entre as melhores escolas da cidade”, explica a autora.

Para a professora Teresa Jussara Luporini, apresentadora da obra, “o trabalho, além de cumprir com seus objetivos de preservação da memória, tem significativa contribuição para a história local e regional articulando-a ao contexto nacional”, afirma.

Grande parte do conteúdo do livro é resultado de pesquisas e entrevistas realizadas por Luzia durante o projeto de extensão “Construindo e Reconstruindo a História” - UEPG/NRE/Colégio na década de 90. Com estes e outros dados que complementou após a aposentadoria foi possível registrar uma fase da história da educação no bairro de Uvaranas.

No livro, a autora destaca também as escolas isoladas do bairro, únicas instituições educativas formais para aquela população até final da década de 1930. O concurso de “bonecas vivas” também mereceu atenção na obra, uma vez que marcou geração de alunas nos anos de 1960.

Como ex-aluna, ex-professora e ex-supervisora do então Grupo Escolar, hoje Colégio Estadual General Osório, Luzia tem uma relação afetiva com a instituição. “É um compromisso que tinha com a escola e com todos que contribuíram com a pesquisa em diferentes formas. Além do resgate histórico, a obra representa para mim o resultado de conhecimentos e experiências vividas ao longo da minha vida profissional”, conclui.

Sobre a autora

Luzia Borsato Cavagnari é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Educação pela Faculdade de Educação Jacobina e Universidade Federal Fluminense - RJ.

Foi professora do Ensino Primário da Escola Isolada da Ponte do Tibagi, da Escola Municipal Coronel Cláudio, do Grupo Escolar General Osório; Supervisora de Ensino do Colégio Estadual General Osório, professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da UEPG, professora do mesmo curso da SECAL.

Atuou como docente em diferentes cursos de pós-graduação em Gestão Educacional e Formação de Professores presenciais e a distância, bem como em cursos para formação de tutores junto ao Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância – NUTEAD da UEPG. Autora de artigos publicados sobre os temas: Projeto pedagógico, Gestão Educacional e História da Educação.

SERVIÇO

Lançamento do livro Grupo Escolar General Osório: nos primórdios dos anos de 1930 à direção de Elzira Correia de Sá.

Local: Biblioteca Central Prof. Faris Michaele – UEPG (Av. Carlos Cavalcanti, 4748 – Campus Uvaranas – Ponta Grossa/Pr).

Horário: 15h30.

Evento gratuito e aberto ao público.

Campus Uvaranas - Av. General Carlos Cavalcanti, 4748 - CEP 84030-900 - GPS: 25°5'23"S 50°6'23"W
Campus Central - Praça Santos Andrade, 1 - GPS: 25°5'11"S 50°9'39"W
Fone: (42) 3220-3000 / 3220-3300 - Ponta Grossa - Paraná
Copyright © 1996-2019 - Núcleo de Tecnologia de Informação - UEPG