Domingo, 17 de novembro de 2019

05/09/2019 - 09h47 / Atualizada 05/09/2019 - 10h34

UEPG sedia audiência pública sobre esporte, lazer e educação física

por Aline Jasper

Na segunda (02), a UEPG sediou a primeira audiência pública sobre "Esporte, Lazer, Educação Física e Saúde no município de Ponta Grossa: caminhos possíveis". A reunião aconteceu no Observatório Astronômico da UEPG e contou com a presença de cerca de 200 pessoas, dentre eles estudantes de Educação Física e representantes de instituições ligadas ao esporte.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destaca a importância da Educação Física para a população e, em especial, para a universidade. "O projeto Campus Parque é um dos eixos centrais para aproximar a comunidade da universidade, estabelecendo laços de pertencimento, e para isso as atividades do curso de Educação Física são fundamentais", aponta o reitor.

Durante o evento, foram abordados e debatidos alguns eixos temáticos: o professor Moacir de Ávila Mattos, da UEPG, falou sobre a atuação do profissional de educação física; o professor Carlos Maurício Zaremba, da UEPG, abordou o cenário do esporte em Ponta Grossa; e o professor Carlos Henrique Pedroso, da Faculdade Santana, debateu a aplicação de recursos em esporte no município.

O professor Miguel Arcanjo, um dos organizadores e debatedor do evento, comemora o resultado da audiência. "O auditório lotado demonstrou a importância do evento e o comprometimento da classe com a causa. Este foi um momento essencial para estabelecer um diagnóstico da situação local, o que é o primeiro passo para se pensar em políticas públicas", complementa.

Após as apresentações dos eixos temáticos e as considerações dos participantes, algumas ações foram propostas e aprovadas por unanimidade. Dentre elas, a criação de uma frente parlamentar na Câmara dos Vereadores em favor do esporte, lazer e educação física; a criação de um grupo de trabalho para realizar estudos que subsidiem a construção da política de esportes municipal; confecção de uma carta de princípios para o tratamento do tema; moção de apoio aos vereadores para que busquem viabilizar emendas para a área em 2020; moção de repúdio ao Secretário de Esportes e ao prefeito municipal.

Responsável por convocar a audiência pública da Câmara de Vereadores, o vereador Pietro Arnaud afirma que a discussão valoriza os Profissionais de Educação Física. “Essa discussão da política pública da Educação Física não tem que surgir de pessoas que não são ligadas à área, por isso aprovamos algumas moções de repúdio, por exemplo o diretor da Semesp ser uma pessoa que não é formada em Educação Física. O que nós observamos é que uma forma de valorizar o Profissional é fazer com que essa política pública passe por ele”, ressalta.

Colaboração: Lucas Matos e Miguel Arcanjo