Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

06/09/2019 - 09h23 / Atualizada 06/09/2019 - 09h47

UEPG realiza uma live de lançamento do novo site institucional

por Luciane Pereira da Silva Navarro

Hoje (6), às 12h45, a reitoria, Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e a Coordenadoria de Comunicação (CCOM) da Universidade Estadual de Ponta Grossa lançam o novo site da instituição. O lançamento acontece via redes sociais da @oficialuepg no Facebook e Instagram. Entre novidades do portal, estão a navegabilidade em mídias móveis e conteúdo audiovisual.

Resultado de um ano de trabalho da nova gestão da UEPG, o portal foi atualizado para uma tecnologia compatível com dispositivos móveis, celulares e tablets. O endereço do portal www.uepg.br continua e o conteúdo foi mantido para que os usuários não percam áreas que comumente acessavam no site anterior. “Realocamos o conteúdo, porém, para os usuários que ainda tenham dúvida ou dificuldade, manteremos por dois meses um acesso paralelo ao portal anterior no topo da página”, esclarece o diretor do NTI, Luiz Gustavo Barros. Ele explica ainda que a ideia disponibilizar provisoriamente a página antiga visa reduzir o desconforto dos usuários que a acessam diariamente. “Nesse meio tempo poderemos avaliar a mudança, receber sugestões, ampliar ou modificar áreas”, diz.

Para o reitor, professor Miguel Sanches Neto, o lançamento neste um ano de gestão é uma conquista muito aguardada. “Cumprimos uma meta importante. A UEPG é uma universidade inovadora e o nosso portal não refletia isso. Hoje entregamos uma página que respeita o usuário que estava habituado à tecnologia e ao conteúdo anteriores mas se apresenta cativante para novos públicos”, antecipa. O vice-reitor Everson Krum destaca que a internacionalização é outro foco da gestão que ganha fôlego com a nova página. “Agora pessoas do mundo todo que queiram conhecer a UEPG poderão selecionar o idioma para navegação no portal”, diz.

O Gerente de Desenvolvimento de Sistemas do NTI, Ademir Mazer Junior, responsável pelo desenvolvimento da homepage, explica que os portais secundários, das pró-reitorias e órgãos suplementares, por exemplo, serão atualizados para seguir o mesmo padrão visual da página principal. “Toda mudança gera algum tipo de polêmica mas acredito que a proposta será bem aceita porque muitos itens como eventos e editais, que estavam dispersos, estarão concentrados em áreas que o internauta vai encontrar com facilidade”, diz. Mazer complementa que novo item intranet exemplifica bem esta característica. “Esta novidade concentra conteúdos, sistemas e funcionalidades que só interessam à comunidade interna”, diz.

Inclusão

Para a coordenadora de comunicação da UEPG, Luciane Silva Navarro, o site está com design mais atraente, com navegação amigável e inova ao adotar mídias inclusivas. “Estruturamos galerias de fotos e vídeos, mas o conteúdo em áudio é o que representa um avanço importante na medida em que inclui pessoas com alguma dificuldade visual e agrada quem prefere conteúdo sonoro”, diz. Navarro explica que inicialmente as matérias serão disponibilizadas em áudio mas o plano futuro é produzir outros formatos: programas, entrevistas e conteúdo extra.

Transição

Durante a transmissão ao vivo nas redes sociais a equipe envolvida no lançamento vai explicar como e onde o usuário vai encontrar as áreas que foram realocadas. "Será uma espécie de treinamento ao vivo que vai ficar disponível em vídeo para quem encontre dificuldades. As dúvidas também podem ser enviadas na publicação", diz Navarro.

O NTI e a CCOM informam também aos internautas que a notícia do lançamento será a última do portal antigo e também a primeira do novo portal. "O internauta habituado a um volume maior de informações vai se deparar hoje, no período da manhã, somente com este texto, visto que os próximos já estarão na nova plataforma", explica Navarro. "Quanto ao sistema de banners rotativos, na nova homepage haverá uma área específica que destacará os eventos abertos para inscrição e possibilitará acesso ao portal exclusivo para acompanhamento da programação", explica Mazer.