Domingo, 24 de março de 2019

07/11/2011 - 15h53

Curso de matéria orgânica do solo reúne 9 países

por Neomil Macedo

A excelência do curso de graduação e a aprovação do curso de doutorado em Agronomia ganharam destaque na saudação do reitor João Carlos Gomes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), aos participantes da sexta edição do curso internacional sobre “Manejo de Matéria Orgânica do Solo: relação entre sistemas de produção e cultura de cobertura – princípios e chaves para ações” (Soil organic matter manegement: the relationship with cropping systems and cover crops – principles and keys for action). A abertura oficial ocorreu na manhã de nesta segunda-feira (7/11), no auditório do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP), no Campus de3 Uvaranas.

Pesquisadores do Vietnã, Camboja, Tunísia, China Tailândia, Camarões, Laos, Madagascar iniciaram nesta segunda-feira (7/11) vão se envolver em atividades teóricas e práticas até o próximo dia 19, nos laboratórios da UEPG, na Fazenda Escola Capão da Onça e propriedades da região. A iniciativa do Departamento de Ciências do Solo e Engenharia Agrícola (DESOLO) consolida a parceria com o instituto francês CIRAD (Centre de Coopération Internationale em Recherche Agronomique pour le Développement), iniciada em 2006. Nas cinco edições anteriores, o curso reuniu 75 pesquisadores de 13 países da África, Ásia e Europa. A edição 2011, conta cm pesquisadores do Vietnã, Camboja, Tunísia, China, Tailândia, Camarões, Laos, Madagascar e Gana.

Na recepção aos cursistas, o reitor João Carlos Gomes mencionou a participação do curso de “Manejo da Matéria Orgânica do Solo” no grau de excelência alcançado pelo curso de Agronomia da UEPG, avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) e também na aprovação, na última semana, do curso de doutorado, pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Esta com certeza é uma das atividades responsáveis por essa conquista, visto que, em suas avaliações, a Capes dá grande importância aos programas de intercâmbio e relações internacionais”.

O coordenador do curso, professor João Carlos de Moraes Sá, relembra que o curso desenvolvido em parceria com o CIRAD teve usa primeira edição em 2005, com três propósitos. Primeiro, treinar pesquisadores associados ao CIRAD lotados em países da África e Ásia sobre a gestão da matéria orgânica e sua relação com sistemas de manejo do solo; segundo, cooperação científica nos projetos envolvendo sistemas de produção tendo como base o plantio direto; e terceiro, a análise de solos de experimentos localizados na África e Ásia, com ênfase no estudo da matéria orgânica.

Nesse período, foram realizadas aproximadamente 37 mil análises de carbono e nitrogênio no solo, todas desenvolvidas no Laboratório de Matéria Orgânica do Solo (LABMOS). “Em 2005, fazíamos apenas um tipo de análise”, comenta o professor João Carlos de Moraes Sá. “Hoje temos condições de realizar até 18 tipos”. Este crescimento foi proporcionado pelo investimento de cerca de 540 mil dólares, dos quais 60% foram destinados à aquisição de equipamentos; e 40%, ao custeio e despesas gerais. Também a partir do convênio UEPG/CIRAD, pesquisadores e bolsistas de pós-graduação e de iniciação científica envolvidos nesse processo acumulam inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais.

A abertura do curso internacional de Manejo da Matéria Orgânica do Solo contou a presença do reitor João Carlos Gomes, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Benjamim de Melo Carvalho, do diretor do Setor de Ciências Agrárias e Tecnologia, Eduardo Fávero Caires; do chefe do Departamento de Solo e Engenharia Agrícola, Carlos Hugo Rocha; do coordenador do curso de Agronomia, Cláudio Puríssimo, do vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Rodrigo Rodrigues Matiello; e o coordenador do curso, João Carlos de Moraes Sá.

Participam do curso Minh Dam Quang (Vietnã); Stéphane Chabierski (Camboja); Atef Khelil (Tunísia); Hong Ye Zhu (China); Pranee Srihaban e Pananto Sjuittra (Tailândia); Ismael Tchinsahbe e Bouba Oumarou (Camarões); Xayavong Chanthasone (Laos); Hasina Andrianasolo e Fidiniaina Ramahandry AndrianDrahona (Madagascar); Wilson Dodge e Akwesi Abunyewa (Gana).