UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

09/11/2011 - 12h10 / Atualizada 09/11/2011 - 18h10

Mostra adulto do Fenata apresenta Pé na Curva

A comédia Números mostra artistas mambembes no Cine-Teatro Ópera, às 20h30, com Os Geraldos, grupo de Campinas (SP), nesta quarta-feira (9), às 20h30

por Marilia Woiciechowski

Pé na Curva - Cia de 2, de São José dos Campos (SP)

O Grupo Cia de 2, de São José dos Campos (SP), apresenta na mostra adulto do Fenata (Festival Nacional de Teatro), da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), a peça “Pé na Curva”, nesta quinta-feira, às 20h30, no Auditório A, do Cine-Teatro Ópera. O espetáculo conta a história de Tolo e Infeliz, dois andarilhos que vagam em algum lugar, em algum tempo como os únicos sobreviventes, do nada, no nada que através de um sonho foram designados a uma missão, mas que acabaram se perdendo. Eles tentam, então, de todas as formas, retomar o caminho rumo ao seu destino. Jonas di Paula é autor e diretor de Pé na Curva, que tem duração de 60 minutos e classificação 16 anos.

Borboletas de Sol de Asas Magoadas - Evelyn Ligocki, de São Paulo

As “Borboletas de Sol de Asas Magoadas” estão no As Dez em Cena, nesta quinta (10), às 22h, no Auditório B, do Cine-Teatro Ópera. Com apresentação do Grupo Evelyn Ligocki (autor e direção), mostra o travesti Betty que recebe em sua casa seus visitantes-espectadores. Em uma conversa informal, quando expõe particularidades de seu cotidiano, Betty pretende humanizar sua figura, desmistificar as travestis, romper clichês e preconceitos e, sempre que possível através do humor. O espetáculo tem 60 minutos e classificação de 14 anos.

Outros Espetáculos

A Menina e o Menino - Trupe Kei, de Paraguaçu Paulista (SP)

A Trupe Kei faz o espetáculo “A Menina e o Menino”, na quinta, às 14h, no Teatro Marista. O grupo de Paraguaçu Paulista (SP) conta a história de uma menina que sempre viveu brincando sozinha em seu quintal, até que um dia surge um menino que diz estar ali atendendo a um chamado do coração da garota. A partir disso eles se envolvem em muitas brincadeiras e aventuras, cheias de música e emoção. É uma história de amizade, confiança, amor e saudade. São 50 minutos de aventuras e saudades com direção de Samira Soares de Moura e autoria de Danilo Salomão Simões.

O Menino que Abria Portas - Eruma vezeu - Articularte - Teatro e Bonecos, de São Paulo (SP)

De São Paulo (SP), o Grupo Articularte – Teatro e Bonecos traz o espetáculo “O Menino que Abria Portas – Eruma Vezeu”, de autoria de Luis Alberto de Abreu, com adaptação e direção de Dario Uzam. A peça tem apresentação no Auditório B, do Cine-Teatro Ópera, às 14, e usa a técnica de teatro de bonecos articulados e também com luzes e sombras em manipulação direta e indireta. Encena a história de um velho que conta e vive as aventuras de Eruma Vezeu, um menino que gostava de abrir portas para conhecer o seu quintal, a rua e o seu bairro.

Herói ou Rebelde – Stand Up Comedy (com Diego Castro), Amor para Cachorro Mensageiros do Vento e Cobertor (Teatral de 4 no Ato) e Histórias Brasileiras (Cia História para Boi Dormir) têm apresentações na Mostra Especial, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), nas escolas, CMEIS, instituições assistenciais, asilos, creches, empresas e outros espaços. Para outras informações sobre os textos e espaços da trigésima nona edição do Fenata, os interessados podem acessar o endereço http://www.uepgcultura.com.br/fenata/

CANCELAMENTO

A organização do 39º Festival Nacional de Teatro (Fenata), promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) comunica o cancelamento o espetáculo de rua “A Princesa Engasgada”, programado para esta quinta-feira (10/11), às 10 horas, no Calçadão da Rua Cel. Cláudio, centro de Ponta Grossa. Em e-mail enviado à coordenação do festival, o grupo do Mato Grosso do Sul lamenta a ausência num dos mais importantes eventos do gênero no país. Conforme a correspondência, um dos atores, Lauresto Franco Garcia, sofreu um acidente de moto e deverá ficar imobilizado por pelo menos 30 dias. Desejando o sucesso de sempre, o grupo garante que estará em Ponta Grossa nas próximas edições do Fenata.

Na realização do 39ª Fenata, a Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) conta com o apoio da Fundação de Apoio à UEPG (Fauepg), Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura, CCR RodoNorte, Caixa Econômica Federal, Tratornew / New Holland – Tratorcase – Magparaná S/A, Colégio Sepam, Lojas MM-Mercadomóveis, CVL Automóveis – Comércio de Veículos Ltda., Winner Chemical, TransPrimo – Transportadora Primo, Prefeitura de Ponta Grossa/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Colégio Marista Pio XII, SESC-Paraná / Sistema Fecomércio, prefeituras municipais de Carambeí e Palmeira, TV Educativa de Ponta Grossa, RPC TV-Rede Paranaense de Comunicação-Ponta Grossa, TVM Canal 14, Ideia Três Arquitetura de Negócios e Viação Campos Gerais.

Acompanhe a programação do 39º Fenata em www.uepgcultura.com.br/fenata