Segunda-feira, 26 de outubro de 2020

12/11/2011 - 03h09 / Atualizada 12/11/2011 - 03h44

Gaúchos e paulistas dominam premiação do Fenata

por Neomil Macedo

Os porto-alegrenses do Grupo de Teatro ao Quadrado e os campinenses do grupos Os Geraldos, foram os grandes vencedores da 39ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata), encerrado nesta sexta-feira (11/11), no Cine Teatro Opera. O festival promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa reuniu grupos teatrais de diversos pontos do país, de 4 a 11 de novembro. A premiação reconheceu os trabalhos dos melhores artistas, diretores e equipe técnica dos espetáculos da “Mostra para Adultos” e da “Mostra para Crianças”.

Entre os espetáculos para o público infantil, a premiação foi dominada pelo Grupo Teatro ao Quadrado, de Porto Alegre, com a peça “A Cão fusão”. Os gaúchos levaram os troféus de melhor sonoplastia, com Álvaro Rosacosta; figurinista, com Cláudio Benevenga e Zelia Mariah; ator coadjuvante, Cassiano Fraga; ator, Ricardo Zigomático; atriz, Fernanda Petit; e diretor, Lúcia Bendati.

“A Cão fusão” recebeu ainda o troféu de melhor espetáculo, prêmio que dividiu com a pela “A Menina e o Menino”, encenada pela Trupe Kei, de Paraguaçu Paulista (SP). Os paulistas também ficaram com os prêmios de melhor iluminador e cenógrafo, Adriano Ramos Stern; e atriz coadjuvante, Samira Soares de Moura.

Na “Mostra para Adultos”, o grupo Os Geraldos, de Campinas, levou a maior parte dos prêmios, com os espetáculos “Números” e “Hay Amor”. O troféu de melhor maquiagem foi para Heloisa Cardoso (Números); atriz coadjuvante, Carolina Delduque (Hay Amor e Números); ator coadjuvante, Gustavo Valezi (Hay Amor e Números); atriz, Júlia Cavalcanti (Hay Amor e Números), ator, Douglas Novais (Hay Amor e Números); texto original, Hay Amor; espetáculo/júri popular, Números.

O prêmio de melhor espetáculo do festival foi dividido entre “Hay Amor” e “Ser Tão Grande”, do Grupo Arte e Fatos, da Pontifícia Universidade Católica – PUC/Goiânia (GO). O grupo goiano, ainda ficou com os prêmios de melhor iluminador, Rodrigo Costa Assis; figurinista, Rosi Martins; ator, Kleber Alves; e diretor, Danilo Alencar.

O festival também premiou o espetáculo “Tartufo”, do Grupo Farsa, de Porto Alegre (RS), como troféu de melhor sonoplastia. A peça “Pé na Curva”, da Cia. de 2, de São José dos Campos (SP), recebeu o prêmio pela melhor cenografia. A comissão julgadora concedeu o “Prêmio especial do Júri’, com o incentivo aos atores mirins Tiago Galan, David Faria e Izabelly Lira, do espetáculo Miguilim, do Grupo de Teatro Tanahora, da PUC/PR.

APOIOS E PATRONCÍNIOS

Na realização do 39ª Fenata, a Divisão de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) conta com o apoio da Fundação de Apoio à UEPG (Fauepg), Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura, CCR RodoNorte, Caixa Econômica Federal, Tratornew / New Holland – Tratorcase – Magparaná S/A, Colégio Sepam, Lojas MM-Mercadomóveis, CVL Automóveis – Comércio de Veículos Ltda., Winner Chemical, TransPrimo – Transportadora Primo, Prefeitura de Ponta Grossa/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Colégio Marista Pio XII, SESC-Paraná / Sistema Fecomércio, prefeituras municipais de Carambeí e Palmeira, TV Educativa de Ponta Grossa, RPC TV-Rede Paranaense de Comunicação-Ponta Grossa, TVM Canal 14, Ideia Três Arquitetura de Negócios e Viação Campos Gerais.

PREMIAÇÃO 39º FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO

CATEGORIA ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS

PRÊMIO MELHOR SONOPLASTIA
Álvaro Rosacosta – A CÃOFUSÃO – Grupo Teatro ao Quadrado – Porto Alegre – RS

PRÊMIO MELHOR ILUMINADOR
Adriano Ramos Stern – A MENINA E O MENINO – Trupe Kei – Paraguaçu Paulista – SP

PRÊMIO MELHOR FIGURINISTA
Cláudio Benevenga e Zelia Mariah – A CÃOFUSÃO – Grupo Teatro ao Quadrado – Porto Alegre – RS

PRÊMIO MELHOR CENÓGRAFO
Adriano Ramos Stern – A MENINA E O MENINO – Trupe Kei – Paraguaçu Paulista – SP

PRÊMIO MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Samira Soares de Moura – A MENINA E O MENINO – Trupe Kei – Paraguaçu Paulista – SP

PRÊMIO MELHOR ATOR COADJUVANTE
Cassiano Fraga – A CÃOFUSÃO – Grupo Teatro ao Quadrado – Porto Alegre – RS

PRÊMIO MELHOR ATRIZ
Fernanda Petit – A CÃOFUSÃO – Grupo Teatro ao Quadrado – Porto Alegre – RS

PRÊMIO MELHOR ATOR
Ricardo Zigomático – A CÃOFUSÃO – Grupo Teatro ao Quadrado – Porto Alegre – RS

PRÊMIO MELHOR TEXTO ORIGINAL
A MENINA E O MENINO – Danilo Salomão – Trupe Kei – Paraguaçu Paulista – SP

PRÊMIO MELHOR DIRETOR
Lúcia Bendati – A CÃOFUSÃO – Grupo Teatro ao Quadrado – Porto Alegre – RS

PRÊMIO MELHOR ESPETÁCULO PARA CRIANÇAS
A CÃOFUSÃO – Grupo Teatro ao Quadrado – Porto Alegre – RS
A MENINA E O MENINO –Trupe Kei – Paraguaçu Paulista – SP

CATEGORIA ESPETÁCULO ADULTO

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI INCENTIVO À:
Tiago Galan, David Faria e Izabelly Lira, as três crianças do espetáculo MIGUILIM do Grupo de Teatro Tanahora – PUC/PR de Curitiba.

PRÊMIO MELHOR MAQUIAGEM
Os Geraldos e Heloísa Cardoso – NÚMEROS – Os Geraldos – Campinas - SP