Domingo, 24 de março de 2019

16/05/2012 - 11h06 / Atualizada 16/05/2012 - 11h14

Reitor da UEPG participa da Semana de Museus em Carambeí

por Marilia Woiciechowski

O reitor da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), João Carlos Gomes, destacou a importância do papel do Parque Histórico de Carambeí (PHC), na solenidade de abertura da exposição “Um olhar, dois olhares, três olhares”, que abriu a programação da 10ª Semana de Museus, na última segunda-feira (14), na Casa da Memória daquele município. “A região dos Campos Gerais foi presenteada com a criação do Parque, e eventos como este permitem que mais pessoas possam conhecer esse local maravilhoso que se constitui em referência para o Paraná”, disse João Carlos, na exposição que reuniu obras impressionistas produzidas por estudantes do terceiro ano de Artes Visuais da UEPG.

A Semana de Museus que se estende até sexta-feira tem como objetivo marcar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), nas mais de 1100 instituições, das 27 unidades da federação, cadastradas no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Os participantes da semana se envolvem com uma programação diversificada que inclui espaços como palestras e exposições. O PHC de Carambeí participa, pela segunda vez, da semana comemorativa de museus. Dick Carlos De Geus, presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, manifestou a satisfação com parceria com a UEPG. Também assinalou que essa parceria se estreita cada vez mais.

Obras da Exposição

A exposição dos alunos de Artes Visuais da UEPG divulga 32 obras que retratam o olhar dos artistas sobre o Parque Histórico de Carambeí – suas paisagens e arquitetura. Responsável pela organização da exposição, a professora Adriana Rodriguez Suarez explica que a ideia para a produção das obras expostas na semana surgiu de um passeio que o grupo de acadêmicos de Artes Visuais fez ao Parque. Ela observa que as obras foram feitas em aquarela, grafite e tinta a óleo, a partir da seleção de fotografias do passeio. A professora acentua que se trata da terceira exibição pública das obras. “Os espaços como o do Parque são significativos para pessoas que querem mostrar sua arte”.

As obras dos acadêmicos de Artes Visuais foram expostas em espaços da UEPG e do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa. Na Semana de Museus, a programação no PHC conta, ainda, com a exposição “Da Revolução Industrial à Independência Feminina” que reúne máquinas de costura antigas. Outro momento constante da semana refere-se à encenação (19/5), na Vila Histórica que retrata o início da colonização na Carambeí de 1900. Além da diretoria do Parque, participaram da solenidade o chefe do Departamento de Artes da UEPG, Nelson Silva; o chefe do Departamento de Cultura de Carambeí, Rosnei Rodrigues de Oliveira; o presidente do Rotary Clube de Carambeí, Marcelo Costa; e cerca de 100 pessoas, entre estudantes da UEPG e da comunidade.