Quarta-feira, 22 de maio de 2019

22/05/2012 - 15h53 / Atualizada 22/05/2012 - 17h39

Alunos da UEPG recebem Bolsa Santander em Portugal

A presença dos estudantes na Universidade de Coimbra (UC) ocorre, a partir do convênio assinado entre a UEPG e a instituição portuguesa, em julho de 2010, para estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural

por Marilia Woiciechowski

Os alunos da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Cristian Machado e Vinicius Dalazoana, foram contemplados com Bolsa Santander Totta, no valor de €1.955,00 (euros), através da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (Portugal). Acadêmicos do terceiro ano do Bacharelado de História, e do quarto ano de Direito, respectivamente, eles receberam as bolsas em cerimônia que destacou a presença do professor doutor João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra (UC). Glaci Meira Hilgemberg, assistente do Escritório para Assuntos Internacionais, explica que a entrega das bolsas coloca Cristian e Vinicius como acadêmicos qualificados naquela instituição.

A presença dos estudantes na UC ocorre, a partir do convênio assinado entre a UEPG e a instituição portuguesa, em julho de 2010, e que tem como principal objetivo estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural entre as universidades conveniadas. Para cumprir os objetivos do acordo, as universidades envolvidas desenvolvem programas conjuntos visando ao intercâmbio de estudantes, de membros do corpo docente e do quadro técnico de nível superior, bem como participação em seminários e encontro acadêmicos, elaboração de atividades conjuntas de pesquisa, atividades de intercâmbio cultural, participação conjunta em cursos internacionais e outras ações de interesse mútuo.

Laços e Satisfação

Cristian Machado e Vinicius Dalazoana seguiram para a Universidade de Coimbra, em setembro de 2011, para se integrar ao primeiro semestre letivo que, em Portugal, inicia em setembro. A oportunidade do convênio surgiu através do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), como iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o apoio do Grupo de Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Os programas de Licenciaturas Internacionais reforçam os laços entre a UEPG e a UC, promovendo sólida formação científica em áreas específicas, com obtenção do grau de Licenciatura na UC e posterior desenvolvimento de estudos de formação de professores, com obtenção do grau na UEPG.

Acompanhando os alunos da UEPG, no EAI, desde sua preparação para integrar programas de intercâmbio e, posteriormente, em suas necessidades nas atividades no exterior, Glaci Hilgemberg assinala a satisfação em receber a notícia da conquista das bolsas pelos acadêmicos da UEPG. “É gratificante acompanhar o êxito de nossos alunos em seus estudos no exterior”. Para ela, são momentos como os vividos por Cristian e Vinicius que motivam seu trabalho na UEPG. “Os alunos compartilham com o Escritório suas conquistas e nós nos sentimos recompensados pelo sucesso e realizações de cada um em suas atividades e experiências em programas internacionais”.