Segunda-feira, 23 de novembro de 2020

07/10/2013 - 11h38 / Atualizada 07/10/2013 - 15h10

Analista da UEPG profere palestras em tecnologia de software

As palestras serão apresentadas por Marcos Vinícius Fidelis, do CPD da UEPG, em Foz do Iguaçu e Curitiba

por Marilia Woiciechowski

O analista de informática Marcos Vinícius Fidelis, do Centro de Processamento de Dados, vai proferir três palestras, na área, em outubro. A primeira com o tema “Grails Framework – 4 anos e vários sistemas” terá apresentação, em 16 de outubro de 2013, às 16h, na X Conferência Latino Americana de Software Livre (LatinoWare), em Foz do Iguaçu (PR). Sobre a palestra, Marcos observa que a utilização de frameworks de desenvolvimento de software ainda é pouco difundida em empresas privadas e, principalmente no setor público, pela ausência de investimentos em tecnologia da informação.

Como exemplo que demonstra a importância do tema cita o Demoiselle do SERPRO, que ainda não estava disponível no início do projeto, mas destina-se para o mesmo fim. Ou seja, padronização de código e velocidade de desenvolvimento. Na palestra, segundo ele, pretende-se mostrar como a UEPG tem obtido sucesso na transformação de seus antigos sistemas legados em sistemas 100% Web. Diz que, na oportunidade, serão apresentados detalhes técnicos do projeto, análise e desenvolvimento dos novos sistemas.

A implantação de novas tecnologias em instituições públicas, e em especial, as baseadas em software livre, sempre impõe grandes desafios aos desenvolvedores de sistemas, segundo ele. Neste aspecto, assinala que um dos propósitos da palestra é apresentar alguns detalhes do projeto que, nos últimos anos, foi utilizado em alguns dos principais sistemas da instituição, a exemplo do Sistema de Gestão Acadêmica, Professor Online, Acadêmico Online, Sistema de Vestibular e o sistema de Espaço Físico. Também apresenta o framework. Durante a apresentação será construída uma pequena aplicação (completa e funcional), na prática, utilizando Grails.

Mineração de Dados

Também na programação LatinoWare 2013, profere a palestra “Pentaho Data Mining (WEKA) – Mais do que fraldas e cerveja”, em 17 de outubro, às 10h. O tema trata da mineração de dados, processo que visa identificar conhecimento valioso em grandes bases de dados. Marcos diz que se trata de uma área multidisciplinar que envolve aprendizado de máquina, estatística e banco de dados. “O interesse por essa área tem aumentado porque o conhecimento descoberto pode garantir vantagem estratégica a um negócio”, assinala, acrescentando que “por isso, se torna uma poderosa ferramenta de apoio à decisão”.

O analista ressalta que a WEKA é uma das ferramentas mais populares na área e, frequentemente utilizada para fins didáticos no ensino de Mineração de Dados. Registra que, atualmente, integra a suíte Pentaho. Marcos comenta que os alunos de informática conhecem o case da Rede Walmart sobre “fraldas e cervejas”, mas em geral, pouco além desse ponto. A palestra vai propor uma discussão sobre a Mineração de Dados e os principais recursos disponíveis no WEKA.

SERPRO e PUC-RS

Ainda destaca o tema “Grails + JasperReports – a experiência da UEPG”, em 24 outubro de outubro, às 16h, na programação do V Fórum de Tecnologia em Software (24 e 25 de outubro) , em Curitiba (PR). O evento vai reunir convidados da área de tecnologia em espaços como minicursos, oficinas, workshops, paineis e palestras.

Organizado pelo SERPRO, o Fórum visa difundir e promover a troca de experiências no uso de programas de computador de filosofia livre. Na palestra, vai abordar sobre a utilização de software livre no desenvolvimento dos sistemas da Pró-Reitoria de Graduação, em especial o Sistema de Gestão Acadêmica que abrange, entre outros, o professor online, acadêmico online.

Marcos destaca que participação do CPD da UEPG no cenário de software livre tem se mostrado relevante. Registra que a instituição se fez presente na 14º Fórum Internacional de Software Livre – Fisl14 que se desenvolveu de 3 a 6 de julho de 2013, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre. No evento, apresentou a palestra “UEPG-SGA – Sistema de Gestão Acadêmica”.