Domingo, 24 de março de 2019

30/06/2011 - 14h51 / Atualizada 30/06/2011 - 22h44

Pesquisador francês recebe certificado ‘pós-doc’ da UEPG

por Neomil Macedo

O vice-reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), entregou o primeiro ‘Certificado Pós-Doc’ emitido pela instituição ao francês Florent Elie Tivet, engenheiro agrônomo pesquisador do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica – CIRAD/França. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (29/6), no gabinete da Reitoria, com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Benjamim Melo Carvalho, do chefe do Escritório para Assuntos Internacionais, Carlos Roberto Berger, do chefe do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola, Carlos Hugo Rocha, do coordenador do convênio UEPG/CIRAD, João Carlos de Moraes Sá, a diretora-adjunta do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, professores e alunos de iniciação científica do curso de Agronomia.

Na entrega do ‘Certificado Pós-Doc’, Luciano Vargas destacou a importância do ato, inédito na história da UEPG, certificando um pesquisador do exterior, “que certamente levará a outros países nossa imagem, como uma instituição de qualidade, apta a receber pesquisadores das mais variadas áreas”. Para o vice-reitor, este momento ganha significado ainda maior diante do processo de internacionalização da UEPG, deflagrado pela implantação do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional (Promei), aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em abril deste ano. “Além de enviarmos alunos para instituições estrangeiras, também estaremos recebendo estudantes fora do país, tanto na graduação como na pós-graduação”.

Ao também chamar a atenção para o significado da entrega do certificado a Florent Tivet, o pró-reitor Benjamim Carvalho comentou sobre o sucesso da parceria entre a UEPG e o CIRAD, firmada em 2005, beneficiando ambas as partes, em todos os sentidos. Segundo o pró-reitor, nesse período, a UEPG recebeu 75 pesquisadores de Europa, África e Ásia, proporcionando um incremento na publicação de artigos científicos em periódicos ‘A1’ e ‘A2’ e a aquisição de equipamentos que colocam o Laboratório de Análise de Solo da UEPG entre os melhores do país. Em sete anos, foram realizadas mais de 6,5 mil análises de solo, revela o coordenador do convênio, João Carlos de Moraes Sá.

João Carlos explica que a UEPG foi escolhida pelo CIRAD para a formalização desse convênio pelo desenvolvimento na Região do Campos Gerais do sistema de plantio direto, cujo princípio básico o manejo da matéria orgânica do solo, objeto de estudo do instituto francês. “Estamos na sexta missão do curso internacional de ‘Manejo de matéria orgânica porque merecemos a confiança do CIRAD”, disse o professor, observando que as avaliações de qualidade são contínuas e a renovação do convênio é um indicativo da excelência no trabalho desenvolvido. Sobre Florent Tivet, ele fala das pesquisas na área de ‘Agrossistemas’, com estudos desenvolvidos em Lucas do Rio Verde (MT), Luiz Eduardo Magalhães (BA) e Ponta Grossa (PR), que resultaram na publicação de seis artigos, tendo como objeto os sistemas de produção em ambiente subtropical e tropical.

No agradecimento pela acolhida que teve em Ponta Grossa, Florent Tivet mencionou a criação pela UEPG do Centro de Excelência do Plantio, como uma iniciativa que vai projetar a instituição ainda mais, com reconhecimento internacional. O pesquisador francês define a importância do convênio UEPG/CIRAD que integra o Brasil a uma rede internacional de países envolvidos com o sistema de plantio direto na África, Ásia e América Latina. Como coordenador do Programa Nacional de Agricultura de Conservação Plantio Direto no Laos, ele iniciou seus estudos em Dinâmica da Matéria Orgânica do Solo, naquele país asiático, vindo posteriormente ao Brasil, para trabalhar ao lado do professor João Carlos de Moraes Sá, em projetos de ‘Agrossistemas’. Superada esta fase, agora, ele parte para os Estados Unidos, onde concluirá o pós-doutorado, na Ohio State University.